Redes Sociais

pexels-photo-59628-medium

NATIVO DIGITAL, MAS NEM TANTO ASSIM… mesmo os nativos digitais necessitam de Capacitação Digital

Especialistas de diferentes entidades concordam: até mesmo os Nativos Digitais precisam de capacitação digital. O que dizer então dos professores, quando 75% desses profissionais não são nativos digitais? A Capacitação, pela qual há tanto tempo batalhamos e sempre envolvemos em nossos projetos, se faz cada vez mais necessária e responsável pelo sucesso ou fracasso de qualquer projeto, grande ou pequeno.

Pensando nisso, a PUC-SP e o grupo Sociotramas criaram o OBSERVATÓRIO DE CAPACITAÇÃO DIGITAL que tem como base de seu trabalho o desenvolvimento de pesquisas continuadas para o desenvolvimento da Capacitação Digital em âmbito geral, entendendo que essa é uma necessidade da sociedade como um todo. Os resultados dessas pesquisas visarão à criação de uma metodologia de capacitação, baseada no mapeamento das diversidades estudadas.

A Tecnologia, para real e efetivamente modificar a vida das pessoas, precisa ter um grau de “naturalidade” e aceitação muito acima dos atuais 10 a 15%.

A Capacitação precisa passar longe dos projetos impositivos. Precisa pensar no engajamento, na motivação, no convencimento para afastar o “medo” e a resistência que muitos ainda têm da tecnologia como um todo.

Quando a tecnologia realmente fizer “sentido” para seus usuários teremos uma verdadeira revolução.

Hoje, enquanto engatinhamos nessa área, presenciamos vários projetos morrendo ou caindo no esquecimento. Tablets entregues sem conteúdo, Rede de Computadores sem conexão de Internet ou Luz Elétrica…

Pensar em atingirmos um processo colaborativo real vai exigir uma metodologia Ativa e, tanto Alunos quanto os Professores, precisam estar preparados para isso.

Capacitação Digital nada tem a ver com Pedagogia. Tem a ver com ensinar a ligar um aparelho, que para muitos não é tão óbvio assim, tem que explicar a importância de uma senha na segurança do processo, tem que mostrar como tirar o máximo de recursos de um programa ou suporte.

A Tecnologia só realizará essa “revolução social” quando ela for utilizada com naturalidade por todos, em seu dia-a-dia.

Quando a Capacitação Digital chegar a todos teremos usuários conscientes, éticos e preparados para absorver o melhor da Tecnologia. Não podemos esquecer que muita Luz também provoca cegueira.

Evoluímos para um amplo acesso ao conteúdo digital e agora precisamos mostrar por que.

Não existem comentários publicados ainda.

Deixe um comentário




*